Pôr-do-sol no Mirador do Parque Natural de l’Albufera

Em nossa última parada do nosso Mochilão conhecemos um pedacinho da Comunidad Valenciana, uma das 17 comunidades autônomas espanholas - mais precisamente a província de Castellón, onde se encontram as impressionantes Cuevas de Sant Josep ! 

Agora nos despedimos e nos dirigimos a um ponto muito específico e conhecido de um dos 524km da zona costeira da comunidad valenciana: La Albufera (lagoa em português) de Valencia, localizado na província de Valencia! 


# O PARQUE NATURAL DE LA ALBUFERA DE VALENCIA

O Parque Natural de la Albufera de Valencia é o maior lago natural da Espanha. É um lago de água doce situado na costa Mediterrânea da Comunidad Valenciana, cuja superfície ocupa aproximadamente 23,94km².  A maior parte de suas águas desembocam dos rios Júcar e Turia. 

Se trata de um espaço natural protegido devido ao seu elevado valor ecológico com grandes espécies em perigo de extinção. Por isso foi declarado em 1986 um parque natural, já que possui um ecossistema, fauna e flora únicos, além de uma paisagem espetacular. Também é zona de passagem de muitas aves migratórias, como cegonhas, patos, garças e gaivotas.

# O QUE FAZER EM LA ALBUFERA DE VALENCIA

Nós não tínhamos a pretensão de passar todo o dia em l'Albufera e explorar cada espaço natural do local. Por isso, chegamos ao final do dia expressamente para ver o Pôr-do-Sol desde o Mirador de l'Albufera, e não nos arrependemos: é um dos mais lindos que eu já vi, principalmente com o toque especial das barcas que oferecem passeios pelos canais da lagoa com todo este cenário laranja rosado que colore o céu no entardecer.

Quem quiser disfrutar da experiência de barco, vimos que custavam 6€ por pessoa. Mas é bom ir se preparando para fila, principalmente se você vai num final de semana de final de verão, como nós fizemos. 

Autor: Alberto Sierco

Não obstante, existem diferentes itinerários no parque que se te interessam, é importante que busque mais informação na página web oficial do parque. Alguns deles são: 

  • ·         Itinerario Histórico de la Gola del Pujol.
  • ·         Itinerario botánico.
  • ·         Itinerario paisajístico.
  • ·         Itinerario de los sentidos.
  • ·         Itinerario lúdico por la playa del Saler.
  • ·         Itinerario Histórico del Saler.
  • ·         Ruta por el Racó de l'Olla.
  • ·         Ruta por Na Molins.
O que sim me arrependo profundamente foi de não ter comido uma autêntica Paella Valenciana, que reza a lenda nasceu no século XV e XVI nas margens dos lagos da Albufera, preparada pelos camponeses e pastores da região. 

Para quem não sabe, a Paella Valenciana se prepara com coelho, frango, uma espécie de feijão verde chamado garrofón e uma espécie de vagem chamada ferraúra, além de condimentos como o açafrão.

Veja mais aqui: 
Porém, em minha defesa, não pude comer não porque eu não quis, e sim porque todos os restaurantes da zona não quiseram me vender uma paella às 23h de um sábado. 

# COMO CHEGAR AO PARQUE NATURAL DE L'ALBUFERA:

(Parte da informação que você verá neste apartado foi recolhida e traduzida da página web oficial do Parque Nacional de la Albufera, da Generalitat Valenciana)

- De carro particular:

Se você vai com seu próprio carro e quer fazer o nosso mesmo roteiro, saiba que nosso ponto de partida foram as Cuevas de Sant Josep (no Vall d’Uixó). Para ir à Albufera, pegamos a carretera CV-230 e logo a autopista AP-7, onde pegamos a saída 326, nos incorporamos a autopista V-30 e, finalmente chegamos à CV-500 pela Avinguda dels Pinars. Uns minutinhos mais em linha reta e chegamos ao Parque Natural.

Nossa viagem teve duração de 55 minutos aproximadamente.

- De trem:

Partindo de Valência, existem trens que te deixam em municípios próximos à Albufera, como Alafar, Sedaví, Caterroja, Massanassa, Silla, El Romaní, Sollana, Sueva ou Cullera. Porém, a conexão destas cidades com Albufera não é boa. A página web oficial do Parque Natural recomenda que você faça uso de uma bicicleta.

- De Ônibus:

Um lugar tão turístico como Albufera com certeza merece uma diversidade de opções de linhas de ônibus, principalmente saindo de Valência. As linhas mais conhecidas para o trajeto são os Autocares HERCA e a linhas 24 e 25 da EMT-Valencia (Empresa Municipal de Trasportes).

É recomendável consultar os horários em cada época do ano.

E aí, gostou dessa dica? Conta pra mim aqui embaixo nos comentários qual foi o pôr-do-sol mais lindo que você já viu! O da Albufera de Valência com certeza está no meu Top10. 

E fiquem ligados no nosso próximo destino: Alicante!


Para mais dicas e conteúdos de Barcelona e Espanha, não deixe de me acompanhar lá no Instagram! todos os dias, dicas em tempo real! Um beijo!

Comentários