Cuevas de Sant Josep e o Rio subterráneo mais largo da Europa!

A Comunidad Valenciana é uma das 17 comunidades autônomas espanholas. Nela se encontram importantes províncias, como Valencia, Alicante e Castellón, além das ilhas Columbretes e Tabarca, e a comarca Rincón de Ademuz. 

Nossa segunda parada do Mochilão pela Espanha e Portugal foram las Cuevas de Sant Josep, no Vall d’Uixó (na província de Castellón), dentro da Comunidad Valenciana. Um lugar incrível que você precisa acrescentar no seu roteiro de viagem caso venha à Valência e arredores.

Veja mais em: Mochilão na Europa: 30 dias de carro por Espanha e Portugal

Ficou curioso? Pois vem aqui ler este post até o final, que eu conto tudinho para vocês!


Antes de planejar o Mochilão pela Espanha, busquei na internet os lugares mais curiosos desse país lindo de meu Deus, e foi assim que tive meu primeiro contato com as Cuevas (“Coves” em Valenciano) de Sant Josep.

Veja também:

Pelas fotos da internet, eu vi que ali ofereciam - além de otras opções – um passeio de barco em águas azuis esmeralda, e isso de cara já chamou minha atenção. Depois, pesquisando um pouco mais, descobri que não apenas se trata de um lugar cuja beleza arqueológica de 250 milhões de anos manteve intacta no tempo, se não que também que é o rio subterrâneo navegável mais largo de toda Europa!

Fomos no mês de outubro e compramos as entradas no momento em que chegamos. Apenas tivemos que esperar 20 minutos para poder aceder ao local, e as nossas entradas custaram 14€ por adulto.  Porém, a página web do local recomenda a compra com antecedência, inclusive com opções de passeio em barco ou kayak, e também espetáculos musicais dentro da gruta. 

Uma vez na fila, nos explicaram que estávamos proibidos de fazer fotos ou vídeos (exceto em um trecho muito específico), e esse é o pesadelo de quase todas as criadoras de conteúdo. Então vivimos o momento “como faziam os Incas”: sem fotos! O COVID também obrigou a gente a manter as máscaras durante todo o percurso.  

Nosso barquinho tinha aproximadamente 10 pessoas e um guia muito simpático que foi na parte dianteira do barco remando e explicando toda a informação geológica e histórica do lugar. Todo o percurso estava super iluminado (com luzes led), mas pode ser um lugar sensível para pessoas claustrofóbicas.

Entre os locais que conhecemos, estavam la Sala de los Murciélagos, el Lago Diana, el Paseo de los Enamorados e la Galería Seca. O recorrido durou em média 45 minutos, sendo uma parte feita pelo rio (800 metros) e outra parte pela terra (250 metros) e no final ainda nos surpreenderam com um show de luzes bem legal.

Além da magia do local, lá também é possível encontrar pinturas rupestres de habitantes pré-históricos que viveram ali há 1.500 anos atrás e impressionantes formações de estalactites. Não é a toa que hoje, as Covas de Sant Josep são declaradas um Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.

E aí, ficou curioso pra conhecer esse lugar incrível? Comenta aqui embaixo se gostou da dica e não esquece de me acompanhar lá no Instagram para mais dicas de Barcelona e da Espanha em tempo real!


Próximo destino: 


Comentários