O Mês de Abril em Barcelona

Abril é mês de Primavera pura. Já é possível ver flores pelas árvores da cidade e apesar de alguns temporais passageiros, os dias de sol chegam na cidade depois do Inverno. Finalmente! 

Pegando o embalo do mês de março, Abril continua sendo um dos melhores mêses para viajar por Barcelona. Quer saber por que? Pois veio ao lugar certo!

Nesta publicação fique por dentro de tudo que Barcelona pode te proporcionar no mês de Abril!

#COMO É O CLIMA EM BARCELONA NO MÊS DE ABRIL?

Em Abril as temperaturas variam entre 9°C de manhã e de noite, e 18° nas horas de sol, mas com um solzinho gostoso que dura mais tempo graças ao horario de verão: agora o dia amanhece às 7:00 e se põe ás 20:30. 

Definitivamente é a temporada dos picnics nos parques, do romance, dos passeios ao ar livre e do vinhozinho nas terrazas dos bares.

Ainda nao é tempo de banhar-se no mar porque a temperatura da água é de 14°C, porém tem gente que se arrisca. 

Para os amantes do turismo, nesta época do ano os alojamentos e os vôos costumam ser mais baratos, entao é um ótimo momento para viajar. Além disso, como não é um período turístico, as ruas não estão tão cheias como no verão, e ainda não tem tanta fila nos pontos mais turísticos da cidade.

#O QUE VESTIR EM BARCELONA NO MÊS DE ABRIL?

A pesar do calorzinho que começa a fazer, melhor não andar desprotegido ou desprotegida. "Camisa de manga curta ou manga larga?", "Cachecol ou lencinho?", "Levo umas luvas?". Estas são algumas dúvidas que todo turista se pergunta na hora de preparar sua maleta de viagem à Barcelona... e na verdade é uma dúvida que eu também tenho cada dia antes de sair de casa. 

Se posso ser sincera, normalmente abro a janela, vejo o clima e decido a roupa que vou vestir. Mas deixa eu te contar um segredo que é fruto da minha experiência de 7 anos em Barcelona: independente da roupa que você escolha, normalmente você estará errado ou errada, porque sempre faz mais frio ou mais calor do que o previsto.

Barcelona no início da primavera é uma mistura constante de frio e calor: na sombra faz frio, no sol faz calor. Mas para evitar complicações, aqui vão algumas dicas:

1. Não abandone os cachecóis e as luvas se você é "friolero", mas pode trazer uns lencinhos mais finos pro pescoço se você é "caluroso".
2. Não abandone as jaquetas ou sobretudos: além de serem chiquérrimos, são necessários. Mas escolha bem o grossor segundo sua temperatura corporal. Se é muito fino, pode combinar o look com uma calça jeans, mas se é muito grosso, pode combinar o look com uma meia calça e uma saia, por exemplo. Equilíbrio é tudo.
3. Os sapatos ainda são fechados, então abusa dos tênis e botas, e pouco a pouco pode ir introduzindo as sapatilhas. 

#O QUE FAZER EM BARCELONA NO MÊS DE ABRIL?

1. CELEBRAR A SEMANA SANTA em BARCELONA

Nem sempre a Semana Santa cai em Abril, mas este ano sim. 

Por minha experiência, o feriado de Semana Santa em Barcelona costuma ser tranquilo, porque muitos locais viajam para fora da comunidade, enquanto muitos turistas entram. Ou seja: o perfeito equilíbrio. Além disso, o clima é uma delícia!

Porém, um detalhe importante: normalmente as lojas e museus estão fechados nos dias de feriado, que este ano são os dias 10, 14, 15, 18 e 19 de abril. Então fiquem ligados no que fazer na Semana Santa este ano!

- Domingo de Ramos: 10 de abril
- Jueves Santo: 14 de abril
- Viernes Santo: 15 de abril
- Domingo de Páscoa: 18 de abril

#O que fazer na Semana Santa em Barcelona

  • LA BURRETA
No Domingo de Ramos, as pessoas mais religiosas fazem uma processão na rua que se chama "La Burreta", principalmente no casco antigo de Barcelona. Pessoas de todas as idades distribuem e entregam as folhas de palmeiras (las palmas e palmones) e ramos de olivos a outras pessoas ou à igreja, marcando o fim da Cuaresma - que este ano começou no dia 2 de março - e o inicio da Semana Santa. Também penduram os ramos nas portas de casa para proteger o lar dos maus espíritos.

O nome da festa "La Burreta" é em homenagem à entrada de Jesus em Jerusalén em cima de um burro ha mais de 2000 anos, e a melhor maneira de celebrar este dia é indo à missa e a celebrações comunitárias. 

As principais celebrações neste dia e neste ano em Barcelona são:
  1. Catedral de Barcelona às 11:00 - "Benedición de palmas en el Pla de la Seu y Eucaristícia" 
  2. Sagrada Familia às 12:45 - "Benedición de ramos": 
  3. Basílica Santa Maria del Mar às 11:45 - "Benedición y Misa"
  • COMER BACALHAU NA SEXTA-FEIRA SANTA
Como a tradição cristiana manda não comer carne vermelha nas sextas feiras da quaresma, e pincipalmente, na sexta-feira santa, o bom Barcelonês católico come bacalao (bacallau) e faz dele o seu prato típico neste dia.
  • LA MONA DE PÁSCUA

Espanha e Brasil coincidem com a tradição dos ovos de chocolate (que aqui não vem do coelho, mas sim da galinha... o que tem todo sentido), porém com muito menor intensidade que no Brasil. 

Para começar, que os preços dos ovos não são exorbitantes e nos mercados não existe estes corredores de ovos de páscoa de marca - aqui eles preferem os artesanais. Inclusive vários cozinheiros e doceiros locais fazem competições de Monas de Páscua.

Na verdade, a rainha da tradição de páscoa aqui na Catalunya é La Mona de Páscua: um pastel (bolinho) tradicional de Páscua ou Donuts decorado com ovos de chocolates, pintinhos de pelúcia, penas, ninhos de passarinho, etc. 

Por tradição, os padrinhos dão de presente a mona a seus afilhados. 

  • COMER BUÑUELOS DE CUARESMA
Os Bunyols (em catalão) são os famosos Bolinhos de Vento da Tia Anastácia e, aqui na Catalunya é comum comê-los na cuaresma.

Estes docinhos são feitos com uma base de farinha, fritos em óleo e açucarados logo em seguida. Por dentro são bem aeirados, como se estivessem vazios… ou cheio de “vento”, por isso seu nome.

  • FIM DA TEMPORADA DE CALÇOTS
Los Calçots, ou em bom catalão “els Calçots”, são os reis da gastronomia Catalana no inverno e início da primavera. São uma cebola branca, doce e de formato alargado, preparados na brasa e comidos com uma Salsa Romesco bem típica das Calçotadas: quando os amigos ou familiares se reúnem pra comer os calçots.

Se não provou, este é o momento! Se não, só no ano que vem!

2. FIESTA DE SANT JORDI EM BARCELONA no dia 23 de Abril
O dia 23 de abril é celebrado com muito entusiasmo na Catalunya, com avenidas inteiras cheias de pontos de venda de livros e de rosas. Eu recomendo as Ramblas de Barcelona, o Passeig de Gracia e principalmente, a Casa de Battló de Gaudí, que tem a fachada mais linda do mundo neste dia de festa.

Este dia é um dos dias mais importantes em Barcelona e outras cidades do interior, porque se comemora o Dia de Sant Jordi: nosso famoso São Jorge!

Para os Catalães, Sant Jordi era um guerreiro que nada tinha a ver com a lua. Aqui, o dragão feroz estava matando as pessoas num interior da Catalunya chamado Montblanc (Tarragona), então Sant Jordi e seu cavalo branco salvaram a princesa do perigo, mataram o dragão e do sangue dele nasceu a rosa mais vermelha já vista. 

Neste dia, a tradição mais forte manda os homens darem rosas vermelhas às mulheres (mães, filhas, namoradas, amigas...) em homenagem à rosa que nasceu do sangue do dragão na história de Sant Jordi. Porém, o mundo evoluiu e o movimento feminista é muito forte em Barcelona,  de maneira que hoje em dia qualquer pessoa pode oferecer flores independente do seu gênero.

É por esta razão que Sant Jordi é também o padroeiro dos namorados na Catalunya, e muitos pessoas celebram neste dia o “Dia do Amor”, como o San Valentín dos Espanhóis em fevereiro e o Dia dos Namorados dos Brasileiros em junho.

Ao mesmo tempo, 23 de Abril é também o Dia Mundial do Livro, e é por isso que além de rosas, presentear livros é um ato que se incorporou ao largo do tempo à tradição neste dia. 

3. RAMADÃ EM BARCELONA

Barcelona é abrigo e morada de gente de diferentes culturas e tradições, principalmente povos árabes e muçulmanes devido à história espanhola e o período da conquista árabe aqui. 

É por isso que o Ramadán é tão conhecido e praticado em Barcelona por estes povos que convivem dia a dia juntos e integrados na sociedade. 

Neste ano o Ramadán começa no dia 2 de abril e finaliza no dia 2 de Mayo, e neste período os devotos do islam e do Deus Allah fazem jejum de toda comida, bebida ou relação sexual, desde que acordam até o pôr-do-sol. 

4. FERIA DE ABRIL EM BARCELONA

Depois da pandemia, este será o ano da volta da Feria de Abril em Barcelona em sua 49ª edição, que se celebra no Parc del Fórum de Barcelona em abril (como o próprio nome sugere).
  
Eu particularmente gosto muito desta festa, não só por causa do bom clima à beira mar, mas porque é uma feria cheia de vida, com um ar Andaluz muito gostoso, mulheres com vestidos flamencos e muita dança!

São várias tendas com artigos relacionados com a cultura flamenca (leques, lunares, sapatos, vestidos, renda...), restaurantes e atrações infantis (ou nem tanto).

Este ano a feira se realizará entre os dias 22 de abril e 1 de maio e os horarios variam de 18:00 a 00:00 durante a semana, e de 10:00 a 3:00 nos finais de semana. 


Gostou da informação? Pois me siga no Instagram para mais dicas em tempo real!

Brasileira em Barcelona

Comentários