El Castillo de Montjuïc: história, como chegar, preços.

Deixa eu contar um segredo para vocês: eu fui uma má aluna. Não repeti nenhum ano, porque minha mãe sempre fazia promessas para Santo Expedito: o santo das causas impossíveis. 

Eu era bem ruim em tudo, especialmente em história. Mas como a vida é uma caixinha de surpresas, por ironia do destino, hoje em dia eu me interesso. E aqui está você lendo um texto meu que começa falando sobre a história do Castelo de Montjuïc de Barcelona, e depois sobre como chegar lá e sobre preços.


E se você ainda não me conhece, eu sou a Dea: a brasileira mais bem informada de toda Barcelona, e tô doidinha pra te contar tudo o que eu sei sobre essa cidade maravilhuesa depois de 8 anos morando aqui. E se o que eu disser ainda assim parecer muito complicado, manda uma mensagenzinha, um direct, um comentário e buera contratar a minha consultoria. 


Meu objetivo é ser a sua porta de entrada aqui em Barcelona, já seja como turista ou recém chegado. Te conto onde ir, o que fazer, como fazer e todos os recursos disponíveis que eu conheço para tornar sua vida mais fácil.  


Agora, buera hablar do Castillo de Montjuïc.


Veja também: Os principais pontos turísticos de Barcelona que você não pode deixar de conhecer!!


#Relevância Histórica do Castillo de Montjuïc:


El Castillo de Montjuïc (ou "Castell" em catalán) é um dos muitos Patrimônios da Espanha.


É uma antiga fortaleza militar construída na montanha do Montjuïc e como muitos castelos ao redor do mundo, este foi de grande relevância para a história de Barcelona. 


Já nos inícios do século XVII já existia uma construção mais simplificada do castelo, como uma torre de vigilância (ou atalaya em espanhol) que tinha o objetivo ser um local para observar e informar sobre a aproximação de barcos à cidade, pelo que vocês já podem imaginar que a montanha tem vistas privilegiadas para o mar (atualmente, o porto de Barcelona) e para toda a cidade. Inclusive, no Pati d’Armes do castelo tem um mirador 360º. 


Em 1640 houve uma primeira fortificação - provisória - deste espaço de vigilância, em uma estrutura quadrilátera de pedra e barro, e 54 anos depois, se realizou a construção do que se pode chamar de “Castillo”. Depois, com o passar do tempo, muitas águas rolaram e eu vou fazer um resumão dos eventos que considero mais importantes e que tem o Castillo de Montjuïc como cenário de fundo. 


Na Guerra de Sucesión Española de 1703, que foi a guerra que rolou quando o rei Carlos II de España morreu, o castelo foi parar na mão do duque de Peterborough (inglês). Depois, em 1706, voltou a ser de posse espanhola graças ao novo rei, Felipe V, foi parar na mão dos borbones, foi destruído em 1751 e reconstruído vinte anos depois, até que em 1799 tomou a forma que tem atualmente. Reza a lenda que nessa época construiram uma cozinha que cabem 3000 pessoas e que o castelo ainda conta com uma artilheria de 120 canhões no mínimo. 


Mas, não acabou aí: em 1808, as tropas de Napoleão (sim, o próprio) tomaram posse do castelo e ali permaneceram durante seis anos. Depois, já no século XIX, bombardearam a cidade de Barcelona desde o próprio castelo, e passadas algumas revoluções, o local se transformou em albergue das vítimas de repressão política e em local de torturas, execuções e fuzilamentos. 


Durante a Guerra Civil (a ditadura franquista), os fuzilamentos seguiram, onde se fez famoso o Foso de Santa Elena, centro da execução de mais de 4000 pessoas, entre eles militares, padres, conservadores, estudantes, republicanos e catalanistas. Ou seja, até 1960 o castelo era uma prisão militar e matadouro.


Atualmente tudo está em paz, o castelo pertence ao Ayuntamiento de Barcelona e está aberto a visitas.



  • Se quiserem se aprofundar na história do Castelo de Montjuïc, podem acessar este link aqui.

#Quanto custa entrar no Castelo de Montjuïc?


Tudo dependerá da modalidade da visita que você escolher, sua idade e se você possui alguns “privilégios turísticos” se é que eu posso chamar assim: ser jornalista, ter um carnet rosa de gratuidade, um bcnCard, um passe metropolitano de acompanhante à pessoa com deficiência… etc.


Porém a média de preço para adultos é de 9€ e nos domingos depois das 15h a entrada é gratuita.


Tem visitas guiadas em inglês, espanhol e catalán.


#Como chegar no Castelo de Montjuïc?

Antes de mais nada, guarda uma informação importante: o Castelo de Montjuïc está no alto de uma montanha pronunciada de 170m de altitude. Então, a menos que você tenha o condicionamento físico de um guerreiro, eu não te recomendo ir ao castelo andando. Até porque, provavelmente você vai querer ter tempo e energia para visitar outros pontos turísticos, então melhor escolher outra opção.


De todos os modos, minha função é te informar como chegar, então buera lá.


  • Subindo a pé desde Plaça Espanya são 45min, e no caminho você poderá fazer paradas em diferentes jardins e parques da montanha, como los Jardines de Aribau, de Joan Brossa e o mirador de Montjuïc.


  • Pelo Funicular de Montjuïc. Eu gosto dessa opção, porque te permite caminhar e ao mesmo tempo não se cansar tanto. Além do que, o funicular é divertido. Pegando o metrô L3 linha verde até a estação Paral·lel, siga as instruções até chegar no Funicular de Montjuïc. Você poderá subir o funicular com o próprio passe de metrô, numa mesma viagem. 


Uma vez saindo do funicular, então poderá: 

a) subir caminhando durante 25 minutos, podendo fazer paradas nos jardins e parques que encontrar e desfrutar das vistas dos teleféricos de Montjuïc que passam sobre nossas cabeças.

b) pegar o ônibus 150 na metade do seu trajeto.


  • Ônibus 150. Para mim, esta é e sempre será a melhor opção, principalmente se você vai com carrinho de bebê, crianças ou maletas. É fácil, prática e confortável, porque o ônibus tem origem na Avenida de la Reina Maria Cristina (do lado direito das duas torres catalãs), passeia por toda a montanha de Montjuïc e finaliza o seu percurso na frente do castelo. 



  • Teleférico de Montjuïc. Esta opção também é divertida, porém não tão barata, já que os preços do teleférico variam de 8 a 15€ por pessoa, mais o preço da entrada ao Castelo.

  • Veículo próprio. O castelo tem um estacionamento público cujo acesso é através de la Calle dels Tarongers.

******* 

E aí? Gostou desse post ou tem algum outro conselho que eu tenha esquecido? Conta pra mim como você prefere turistar quando viaja: de metrô, trem, ônibus ou a pé?


Comentários