Sesué: O Pueblo mais bonito de Aragón

Enquanto o Brasil é dividido por regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste), a Espanha é constituída por 16 comunidades autônomas, como Catalunya, Galícia, Andalucía e, entre tantas outras, Aragón.

Veja mais em:

Pois bem, para os que não sabem, atualmente vivemos na Catalunya, mas Aragón é nossa segunda casa. São aproximadamente 250km que nos separam (como ir de Recife a Maceió), o que de carro representam aproximadamente 4 horas de viagem.

A família de Alberto é de um povoado bem pequenininhos de lá - chamado Sesué - e a casa do pueblo é nosso refúgio quando queremos desconectar. Tem muita montanha, rio e natureza, pra quem gosta de uma aventura.

E o post de hoje é exatamente sobre esse povoado pequenininho, chamado Sesué: que é pra mim, o pueblo mais lindo de Aragón!

#Onde está Sesué?

Sesué é um município de apenas 127 habitantes localizado na província de Huesca, bem pertinho de Benasque (um dos municípios mais conhecidos da zona), e pertence à província de Aragón.  

Seu idioma local é o espanhol, mas também se escuta um pouco de um dialeto chamado patués. Ambos são bem parecidos.

Um dos pontos mais fortes do pueblo é que, geograficamente, Sesué se localiza no coração dos Pirineos Aragoneses, onde se cruza o Rio Ésera e se mistura com o Valle de Benasque (também chamado Valle Escondido, por sua beleza paisagística e natural).

Atualmente Sesué está sofrendo uma granade expansão urbana e demográfica devido a sua proximidade com estações de ski importantes, como a de Cerler.

#O que ver em Sesué e arredores?

Realmente, dentro do pueblo não existem grandes pontos turísticos, além da sua Igreja Parroquial do século XII (de estilo românico), e as Ermitas de San Saturnino e de San Pedro (ambas construídas nos séculos XVII a XVIII. 

No caso de querer tomar algo ou comer, os locais próximos mais recomendados são o bar do Ayuntamiento e o camping La Borda d'Arnaldet (o menu de lá é muito gostoso).

Porém, ao redor de Sesué, são inúmeras as possibilidades para os amantes de rutas e aventuras. 

1. Mirador do Leito do Río Ésera


O Rio Ésera é um rio fruto do desgelo dos Pirineos Aragoneses, a 2500m de altura. Ou seja, a água é GELADA em qualquer estação do ano, mesmo depois de recorrer um persurso de mais de 98km e cruzar diferentes cidades e municípios de Aragón.   

Encontramos o mirador do leito do Rio Ésera por acaso, numa excursão perto da carretera A-139, e estes foram alguns dos registros fuleiros que fizemos.


2. Balneario de los Baños de Benasque

O Balneario de los Baños de Benasque é o Balneario mais alto da Espanha e contempla uma das vistas mais lindas que eu já vi, principalmente no Outono - a 1700m de altura.

Hoje em dia o Balneario-Hotel está fechado, mas antes contava com águas térmicas indicadas para o tratamento de diferentes doenças. Hoje em dia o acesso ao local é gratuito, mas não aos baños. 

3. Serraduy

Conhecemos Serraduy por acaso de caminho à Sesué, e o que mais nos chamou atenção foi a beleza do lugar e a sua estrutura ainda campestre, com uma ponte sobre o Rio Isábena e algumas casinhas que estão debaixo das pedras. Parecia pintura de filme. 


4. Castejón de Sos

Se trata de um pequeno município vizinho de Sesué, com apenas 612 habitantes. Inclusive existe uma rota de menos de 2 horas caminhando que nos leva de um pueblo a outro, e no outono é incrível! 

Amamos essa rota, principalmente para passear com o cachorro. No meio do caminho, sempre encontramos ovelhas pastando. 


5. Llanos del Hospital


O que um dia foi um hospital público, hoje em dia é um hotel, com uma incrível zona verde no verão, e pistas de ski no inverno. 

Cada uma tem a sua beleza, qual você prefere?

6. Pantano o Embalse de Eriste

Eriste é um pueblo situado ao lado de Sesué (são menos de 10 minutos de carro) e conta com um grande lago (ou pantano) que dá ainda mias vida ao local. No verão é possível alugar kaiaks para dar uma volta, ou simplesmente apreciar os patos e gansos que passeiam por lá. Ao redor, existe uma grande área verde para passear com os cachorros, crianças ou família, ou praticar esportes e fazer um picnic. 

7. Benasque




















De todos os lugares mencionados, Benasque é o mais conhecido nacionalmente. É uma referência de beleza natural, por ter seu próprio vale encantado: o Valle de Benasque, entre os pirineos aragoneses.

Quando estamos em Sesué, quase que diariamente damos uma volta por Benasque, porque é lá onde encontramos os supermercados, farmácias, bares, restaurantes e postos de gasolina mais próximos de nós.

A arquitetura da cidade também é linda, toda cheia de casinhas de pedra.

#Onde Comer em Benasque

A melhor Palmera de Chocolate do mundo eu comi no @Lamineroterapia . Mas eles também tem outros docinhos e pastas deliciosas, como Croissants, Empanadas, Ensaimadas e etc. Está localizada na Avda Francia, 32.

8. Congost de Ventamillo

O Congosto é um corredor de montanhas de 1.280metros de altura que transcorre a carretera N-260 e que atualmente está em obras.

Entre uma parede de pedra e outra, além da carretera, cruza também o Rio Ésera, formando um cenário maravilhoso e ao mesmo tempo perigoso. Dirigir por estas estradas exige atenção e experiência. 

Os mais corajosos podem inclusive fazer esportes radicais como rafting e escalada.

#Como chegar à Sesué desde Barcelona?

Para chegar a Sesue desde Barcelona, o ideal é ir de carro particular. Nós sempre fazemos este trajeto e em total, são aproximadamente 4h de viagem, com uma parada na metade do caminho para tomar um café.

De carro particular: 

Deverá conduzir através da autovia A-2 até chegar à Lleida, e pegar a saída da Autovía A-14 direção Alfarrás. Uma vez ali, continuar pela carretera que vai em direção à Benabarre e permanecer nela até chegar ao desvio que vai para Graus. Você deverá cruzar Graus e seguir em direção norte até Benasque. Passado Castejón de Sos, tomar a saída até Sesué.

Em transporte público:

Desde Barcelona, você deverá pegar o ônibus até Barbastro em Sants Estación às 8:00am (10€). Alí, deverá fazer o transbordo para o ônibus que vai à Benasque (8€), e descer na parada Villa Nova (e vai andando até Sesué - 10 minutos)... O trajeto total incluindo os transbordo é de aproximadamente 5h.


Gostou da informação? Pois me acompanhe no Instagram para mais dicas em tempo real!

Brasileira em Barcelona

Comentários