Barcelona: o km0 da Rota Modernista Europeia

Sabia que a Rota Modernista Europeia começa em Barcelona?

# O Estilo Mdernista

No final do século XIX e princípios do século XX, a Europa se encheu de diferentes obras que se distanciavam cada vez mais da tradição clássica.

Este era o novo estilo arquitetônico modernista que revolucionou a estética europeia e se caracteriza por formas livres, criativas, curvadas e com giros inesperados, tudo isso inspirado na natureza.

A partir de então, a Rota Europeia do Modernismo se criou com o objetivo de promover e proteger o patrimônio modernista na Europa, através de um recorrido pelas diferentes cidades europeias que formam parte do movimento.

Hoje em dia formam parte da rota um total de 58 cidades e 49 instituições europeias ou não, como Barcelona, Bruselas, Budapest, Glasgow, Moscú, París, Buenos Aires, México e cidades africanas.

 

# O Modernismo Catalán

Por acaso, descobri que o Km 0 da Rota Modernista está na Manzana da Discordia, bem pertinho da Casa Amatller.

Pra quem não sabe, Barcelona é uma das cidades mais destacadas entre as capitais europeias do modernismo, poque acolhe a maioria das obras de Antonio Gaudí e de outros grandes arquitetos deste movimento, como Lluís Domènech i Montaner, Josep Puig i Cadafalch, Joan Rubió i Bellver, Jeroni Granell i Manresa e tantos outros.

Não obstante, definitivamente o principal nome do Modernismo em Barcelona é Antonio Gaudí, um arquiteto que deixou uma série de edifícios e obras modernistas, tais como a Casa Batlló, La Pedrera, o Parque Güell e a Sagrada Família.

Por isso, se vierem à Barcelona não esqueçam de estar atentos aos símbolos vermelhos com a rosa de Barcelona no chão das ruas(el panot de flor), porque elas indicam os principais símbolos do itinerário da Rota Modernista da cidade condal, com um total de 120 obras, a sua maioria no Passeig de Gràcia e no Bairro Gótico.

Gostaram do post? Pois lá no Instagram eu dou muitas dicas em tempo real, pra você não perder nenhum detalhe.


Brasileira em Barcelona

Comentários