Geoparque Conca de Temps-Montsec

 

Esta semana a minha querida amiga Brasileira do Mundo, @Athileycoura, aproveitou a brecha no lockdow da pandemia para pegar a mochila e escapar com o boy... e CLARO, me deu essa dica maravilhosa que eu vou reocomendar aqui para vocês: o Geoparque Conca de Temps-Montsec!

Eu particularmente ainda não tive a sorte de conhecer esta maravilha localizada no “prepirineo de Lleida”, aqui na Catalunya… mas com certeza está nos meus planos! Isso porque o Geoparque Conca de Temps-Montsec é considerado um dos 13 patrimônios da UNESCO, representante da evolução geológica do planeta, com mais de 550 milhoes de anos de atigüidade e 2.050km2. 

Olha que privilégio que é ter isso a menos de 2h de Barcelona!!

Nesta comarca geológica, é possível encontrar paisagenes super fotogênicas (que eu sei que vocês amam), mas também um patrimônio arquitetônico maravilhoso, uma gastronomía particular (fruto de outras geraçoes) e um dos melhores “céus” do mundo, principalmente para a observação astronômica e a observação de estrelas.

Fi zuma pesquisa por internet e vi que existem no local diferentes rotas para passear em um só dia ou mais de um. Vou postar eles aquí embaixo e no final do post comenta para mim qual dessas rotas vocês já foram e recomendam.

  • El Cinquè Llac: uma rota dividida em quatro jornadas, que omeça em Pobla de Segur e passa por Peramea, Beranui, Les Esglesies y Senterada. Aqui neste link você encontra informação completa sobre esta rota.
  • El desfiladero de Mont Rebei: este espaço natural se encontra no limite da Catalunya com Aragão e tem uma das vistas mais espetaculares de toda a região. São 9km de rota, com caídas de 500m sobre ríos.
  • Parque Astronômico del Montsec: localizado em Àger i St. Esteve de la Sarga, conta com o planetário PAM (el Observatorio Astronómico y Centro de Observación del Universo).
  • Tren de los Lagos y la Pobla de Segur: é uma atração turística de 1h50min, que tem início na estação de Lleida e acaba na Pobla de Segur. É possível fazer o passeio em um trem moderno, com vista panorámica, ou em modelos ferroviários em modelos históricos com locomotivas à diésel de 1968 – popularmente conhecida como ‘ye-yes”. Em Pobla de Segur é possível conhecer o Molino de Aceite de St. Josep, a Casa Mauri, a Fábrica de Licores Portet (aberta desde 1883) e a fábrica de cerveja artesanais Ctretze Pirineus.
  • Dinosfera: assim se chama a zona do Geoparque onde foram documentados mais de 20 encontros paleontológicos, alguns com mais de 250 milhoes de anos de antigüidade! Ali se encontra o Centro Paleoambiental Dinosfera, em Coll de Nargó, na comarca do Alt Urgell.
  • Museo Hidroeléctrico de Capdella: é um espaço projetado em 1910 para aproveitar a água dos ríos da zona para gerar energía para grande parte dos catalães.


OBS: Gostou? Vai lá? A @Athileycoura recomenda o Hotel Tarradets! Tem piscina e umas vistas espetaculares!

Eu não vejo a hora da fronteira abrir pra eu voltar a pegar a minha mochila e ir passear. E você? Pra onde viajará assim que a Pandemia acabar? Comenta aqui embaixo e me diz, eu vou amar saber seu próximo destino!

Para mais dicas, me acompanha lá no Instagram!

Comentários