Bom dia, boa tarde e boa noite! Tudo bueno?
Claramente existem duas “Andréas” em Barcelona: uma antes da maternidade e outra depois. A minha maneira de viver Barcelona se transformou drasticamente quando meu primeiro filho nasceu e eu tive que buscar outras formas de me divertir (e diverti-lo), e este é o assunto do post de hoje.
Mas antes…
Oi, eu sou a Dea, "a brasileira mais bem informada dessa Barcelona e tô doidinha pra te contar tudo o que eu sei sobre essa cidade maravilhuesa depois de 8 anos morando aqui. E se o que eu disser ainda assim parecer muito complicado, manda uma mensagenzinha, um direct, um comentário e buera contratar a minha consultoria.
Meu objetivo é ser a sua porta de entrada aqui em Barcelona, já seja como turista ou recém chegado(a). Te conto onde ir, o que fazer, como fazer e todos os recursos disponíveis que eu conheço para tornar sua vida mais fácil.
Agora buera lá.
Hoje eu vou dar uma dica de ouro de 5 coisas que eu mais gosto de fazer com as crianças em Barcelona, pra facilitar a vida de vocês: mães, pais, avôs, avós, aupair, madrinha, padrinho, educador, guia e quem mais quiser!
Interagir com o chão mágico do Centro Comercial Arenas
Se você já passou pela Plaça Espanya, certamente já deu de cara com um Grande Centro Comercial que mais parece uma arena de touros (e era, mas isto será assunto para um outro post). Dentro deste centro comercial, na área central da planta zero, um grande chão mágico está a disposição das crianças (e também dos adultos) que queiram viver a experiência de interagir com os pés. Isso porque, a cada passo, as crianças conseguem fazer este chão interativo mudar de cor, ou que surjam girassóis, caminhos de neve ou corações.
A experiência é gratuita e esta área do centro comercial está aberta quase todos os dias do ano (exceto alguns feriados) a partir das 10h e até à 1 da madrugada.
Dica bônus: Se quiser aproveitar um pouco mais do Centro Comercial, no último andar tem umas vistas panorâmicas 360º de Barcelona. O acesso é através das escadas rolantes interiores e também é gratuito.
♿︎ Acessibilidade: 100% acessível
Se banhar nas Piscinas exteriores de Can Mercader
Atividades aquáticas são sempre uma boa opção para as crianças, especialmente no verão.
O Complex Aquàtic i Esportiu Can Mercader (ou piscinas de Can Mercader), para mim tem dois fatores atrativos principais: piscinas externas com área com grama e o preço. Apesar de contar com piscinas interiores, minha recomendação em particular são as exteriores, que costumam funcionar a partir da segunda quinzena de junho até a primeira quinzena de setembro, que é o período do verão europeu.
Tem uma piscina grande de 50m e 1m40 de profundidade e também uma piscina infantil. E para a experiência ser ainda mais completa, não tenha vergonha de levar sua “marmita” com frango e farofa, que os espanhóis são super farofeiros e as crianças adoram.
Em anos anteriores, o horario da piscina era de 10:30 a 19:15, e as entradas podiam ser compradas in situ.
Os preços variam de acordo com a tarifa que se compra, mas menores de 5 anos não pagam, e depois das 17h a entrada custava 2,26€. Antes deste horario, o valor era de 6€ para os adultos.
Para consultar as tarifas atualizadas, consulte a página web do estabelecimento.
É verdade que as piscinas não se encontram em Barcelona centro e sim em Cornellà, mas com o metrô linha azul (L5), descendo na parada de Gavarra e caminhando 10 minutinhos, é bem fácil de chegar. Inclusive, ao lado das piscinas está o Parque de Can Mercader, que também tem uma área de ócio e parque infantil para qualquer época do ano.
♿︎ Acessibilidade:
O local possui um elevador que dá acesso à piscina. Uma vez alí, eles possuem uma cadeira adaptada para descer e tirar a pessoa da água. São os socorristam quem instalam e podem utilizar a cadeira.
Ver um Polvo Gigante no Parque de la Pegaso
O Parque de la Pegaso é sem dúvida um dos mais atrativos da cidade, porque é impossível não notar esta grande estrutura metálica em formato de polvo, onde cada tentáculo é uma escorregadeira.
Algumas crianças não se atrevem a descer, mas não tem problema, porque ao redor também tem outras opções para todos os gostos e idades, como redes, escadas de corda, túneis, pula-pula, tirolesa, balanços, pátio de basquete, volley, futebol, “botxes” (um jogo local, normalmente praticado por pessoas mais velhas) e até um mirador.
É um excelente lugar para celebrar aniversários infantis, e também é petfrindly, com zonas para cachorros.
Localizado no Distrito de Sant Andreu, o Parque de la Pegaso é uma antiga fábrica de caminhões, localizada na Calle Gran de la Sagrera, e hoje em dia é uma zona de árvores, fontes de água e pontes que cruzam extensos laguinhos. O melhor acesso é caminhando desde a parada de metrô La Sagrera (L1, L5 e L10) ou Renfe “La Sagrera” até uma das entradas de acesso, que são Carrer de la Sagrera, Carrer de Rovira i Virgili, Carrer del Pegàs ou Carrer de Portugal. Para mim, o mais cômodo é pegar o ônibus H8 até a parada Berenguer de Palou - Pare Manyanet (uma das últimas do trajeto, sentido Bon Pastor).
Honestamente, não recomendo o parque no verão, pelo menos não no horario de sol a pino. Se quiser aproveitar todo o parquinho, o ideal é ir antes das 10h da manhã (para os madrugadores como eu) ou depois das 18h, apesar de haver poucas areas com sombra nos demais horários.
♿︎ Acessibilidade:
o trajeto do ônibus ou a pé até o parque é super acessível.
o parque conta com rampas e áreas acessíveis. Inclusive a zona de areia é acessível para o cadeirante.
Descer na Escorregadeira Gigante do Montjuïc
Antes de mais nada, elogia o fotógrafo meu marido nos comentários, porque esta foto ficou incrível, não acham?
Meu amor por essa escorregadeira gigante foi a primeira vista. Ela é uma das tantas escorregadeiras gigantes de Barcelona, é grátis e tem vistas para o Teleférico de Montjuïc, que dá um ar todo especial à brincadeira (e eu acho super instagramável).
Apesar da montanha do Montjuïc ter mais de 170m de altura, e dessa escorregadeira gigante estar escondida em meio a tantas subidas e descidas, chegar lá em cima com filhos e carrinhos de bebê é bem fácil e eu te garanto que com essas dicas que eu vou te dar, em 20 minutinhos você chegará lá:
na Plaça Espanya, pega o ônibus 150 que vai ao Castillo de Montjuïc, na Avenida de la Reina Maria Cristina (do lado direito das duas torres catalanas). Basta descer na última parada e descer um minutinho pelo caminho que tenha acesso pela rampa ou escada.
Sempre que vou lá, eu gosto de ir nas primeiras horas da manhã (principalmente no verão) e levar uns sanduichinhos e frutinhas para fazer um picnic ao ar livre. Em outras estações, você pode ir mais tarde.
Se a escorregadeira ainda for muito grande para seu filho ou filha (ou para você mesma), não se preocupa, porque bem na frente tem o parquinho Passeig Cims, com escorregadeira e outros brinquedinhos. Eu - adulta madura de 30 e poucos anos - desci a escorregadeira e confesso que até a metade do caminho, eu fui me agarrando pra não descer muito rápido, porque eu estava meio cagada de medo.
Dica bônus: antes ou depois da escorregadeira, se ao descer do ônibus você quiser subir 2 minutos andando pela direta, poderá disfrutar do Castillo de Montjuïc e seus canhões (que as crianças adoram), e também do Teleférico do Montjuïc, que é outra opção super divertida para as crianças.
♿︎ Acessibilidade:
o trajeto do ônibus à escorregadeira é acessível.
o acesso à escorregadeira gigante conta com três ou quatro degraus, portanto a criança cadeirante precisará de ajuda para chegar do chão até a escorregadeira.
apesar de todo o parque do Montjuïc estar em uma zona de montanha, a maioria dos trajetos tem rampas asfaltadas. Porém, alguns trajetos são subidas ou descidas bastante pronunciados, então os ônibus serão grandes amigos seus/dos seus filhos neste passeio pela montanha.
Brincar na Tirolesa do Parc de Cervantes
Localizado no Distrito de Les Corts, o Parque de Cervantes se caracteriza principalmente pelo seu roseiral (que em épocas mais frias está muito melhor cuidado que em épocas mais quentes). Porém, todo mundo sabe que muitas crianças ficam entediadas vendo flores.
Adentrando ao parque pela Ronda de Dalt, já de cara a gente se depara com um parquinho infantil para crianças menores de 4 anos e, ao lado, uma tirolesa. Como muitas pessoas desconhecem este parquinho, ou só conhecem a entrada do roseiral pela Avenida Diagonal, quase sempre as zonas de jogos está relativamente vazia, o que é uma glória, porque não tem briga por causa de disputa de brinquedo.
Também é um ótimo local para fazer picnic, jogar ping-pong ou, simplesmente, aproveitar do ar livre, das árvores e do som dos pássaros.
♿︎ Acessibilidade: tem rampas de acesso ao redor de todo o parque, porém os brinquedos não são acessíveis.
*******
E aí, muita informação? Um pouquinho né?
Comenta aqui embaixo se você quer a #parte2 desse post, porque a lista de lugares e experiências é grande. E se estiver de bobeira e quiser acompanhar o meu canal e me seguir nas redes sociais, eu vou deixar os links aqui embaixo. Eu vou amar te ver por lá, e em tempo real todas as novidades aqui de Barcelona!
Un besito, tchau tchau!
Comentários
Postar um comentário