Quando a gente sai do Brasil em busca de trabalho, a primeira coisa que é preciso fazer é expandir a mente. Nossa cultura e nosso contexto socioeconômico inculca na nossa cabeça que trabalho bom e digno são aqueles que você só consegue depois da Faculdade.
Aqui e em muitos outros países do mundo, isso não é verdade. TODO trabalho é digno porque te dá um salário que te permite chegar relativamente tranquilo no final do mês. Além disso, o filho do médico e o filho do gari estudam na mesma escola, então a diferença social não é tão gritante com no Brasil.
E além-além disso, se você não se reinventa quando chega aqui, você pira. Muitas vezes o processo de convalidação de estudos é muito largo, e não dá pra ficar dois ou três anos esperando a documentação pra trabalhar.
Dito isso, vamos lá.
Minha Formação:
Eu sou formada em Psicologia pelo Brasil e aqui em Barcelona comecei a trabalhar com crianças com Diversidade Intelectual e Física: primeiro como babá (falo disso em posts futuros), depois como monitora de comedor (também falarei disso mais adiante), depois monitora de ócio e tempo livre e, por fim, Diretora de Ócio e Tempo Livre. A Psicologia ficou no plano de fundo.
Educação no Tempo Livre:
Aqui na Catalunya (e acredito que em outras províncias também), o governo investe muito dinheiro na educação das crianças, não só dentro das escolas, como fora também - a chamada Educação no Tempo Livre. Esse conceito consiste em manter as crianças e os jovens em um contexto educativo, onde possam aprender sobre valores e habilidades sociais, e, ao mesmo tempo, estar em um contexto protegido enquanto os pais trabalham.
Em resumo, é uma continuação da escola, mas fora do contexto escolar. São empresas de excursões, de escola de verão, de colônias de férias, etc.
Monitores e Diretores em Atividades de Ócio e Tempo Livre:
Os Monitores de Ócio são responsáveis em cuidar das crianças e de promover atividades que fomentem seu desenvolvimento. O Diretor, coordena esta equipe de monitores e, consequentemente, controla o trabaho com as crianças.
Sobre o curso:
- Existem diferentes empresas que oferecem esta certificação. Eu fiz a minha em uma que se chama Fundesplai. Falar Catalao era obrigatório.
- Os valores podem variar entre 100€ e 400€.
- Os cursos podem ser intensivos, ou podem durar entre 3 e 6 meses em média.
- Também existe a modalidade online.
- O estágio é obrigatório.
Veja mais em: Minha Trajetória Profissional na Espanha
Comentários
Postar um comentário